Buscando Sucesso Otimizando Resultados

Modelo de Recibo

Recibo é um papel  timbrado emitido por uma empresa comprovando algum pagamento.

O recibo é um documento muito importante, pois é a prova de que uma transação financeira foi realizada. É uma declaração por escrito, na qual alguém (pessoa física ou jurídica) declara ter recebido de outrem o que está especificado. Há blocos de recibos já prontos em papelarias, contudo, a empresa pode fazer um próprio, com timbre. Este documento deve constar de duas vias para que fique uma cópia com cada uma das partes envolvidas. É fornecido pela pessoa ou empresa que recebe o dinheiro e todo processo do acordo estará especificado no corpo do texto. No alto, escreve-se RECIBO e à direita o valor da transação em algarismos.
Depois do texto, a pessoa que fornece o recibo deve assinar, afirmando ter auferido determinada quantia. No caso do recibo ser emitido por pessoa jurídica, pode haver necessidade de especificar a retenção do Imposto de Renda sob o valor bruto.

São inúmeras as ocorrências em que pessoas se sentem lesadas por não tomar as devidas precauções. Contratos de trabalho, de aluguéis, notas promissórias… Enfim, tal fato deriva-se, muitas vezes, da falta de informações e da própria confiabilidade depositada apenas na “verbalização” entre as partes envolvidas. Esquecem-se de que uma das maneiras que nos subsidiam em termos de comprovação acerca de algo é a linguagem escrita, ou seja, algo verdadeiramente documentado, registrado.

Dentre estas situações, figura-se um gênero que comumente circula nas esferas sociais – o recibo. Já imaginou ter que pagar uma conta por duas vezes apenas porque não exigiu do credor o documento comprobatório? Ele, diga-se passagem, é de extrema importância para todos, pois assegura-nos de possíveis transtornos.
Fonte:portugues.com.br
Analisando-o como um elemento pertencente à enorme variabilidade de gêneros dos quais compartilhamos, o recibo carece de uma análise mais atenta quanto às suas características de natureza linguística. Mesmo porque se constitui de uma estrutura padrão, justamente por se inserir na modalidade ora caracterizada como redação técnica. A título de reconhecê-lo de uma forma abrangente, observemos um exemplo representativo:

http://www.questdesign.com.br

About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 291 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: